quarta-feira, 29 de abril de 2009

REPÓRTER EM AÇÃO


Repórter Esportivo (profissão desvalorizada)
Crescer na profissão jornalismo já é muito difícil, quando o papo é jornalismo esportivo então, é mais díficil ainda, pois sofremos com muito preconceito.
Uma vez no ônibus 266, indo trabalhar no Maracanã, até o trocador me sacaneou falando que queria meu emprego, que era apenas sentar na cabine ver o jogo e comentar meia duzia de bobagens, ou seja, até um trocador desvalorizou o trabalho de um repórter esportivo.
Bom, vou contar como é uma cobertura em dia de jogo normal. Vamos supor um jogo: Flamengo e Sport Recife, segunda rodada do Brasileirão, jogo às 16h.
O se o jogo é às 16h, o repórter tem que chegar 1 hora da tarde para começar a preparar sua própria pauta (tem que saber o que vai falar na rádio, saber quem é o árbitro, auxiliares e quais são os jogadores titulares e reservas).
Bola rolando. O repórter tem que ir para trás do gol para descrever todos os lances, que o narrador mandar você falar. No intervalo dá para fumar um cigarrinho, pois os comentaristas estão falando sobre o jogo. Quando o primeiro da comissão técnica sair, automaticamente você tem que ir até ele para perguntar se houve alteração, pois o narrador vai perguntar e o jornalista tem que ser sempre (mas sempre mesmo) o primeiro a saber de tudo sobre o jogo que está cobrindo.
Entrevista coletiva (um saco, a maioria dos repórteres odeia)
Vou explicar porque quase todo mundo odeia. Imagina que você é o repórter do jogo, chegou no Maracanã 1h, está há 90 minutos no jogo, mais 20 falando e reportando o jogo, doido para ir ao banheiro, comer ou beber água (detalhe: tudo em pé), e ainda tem que fazer a entrevista coletiva AO VIVO, com um bando de jogador que ainda não aprendeu a escrever o próprio nome (andar e chutar a bola já é muita coisa). O maior detalhe é que esses jogadores ganham uma fortuna para chutar a bola e você uma merreca para ficar cobrindo.
Bom, há milhares de histórias para contar, mas depois eu falo pois estou atrasado para fazer a reportagem do Flamengo para Vitrine Esportiva.
Provavelmente eu cubra o jogo de hoje, entre Flamengo x Fortaleza. Então entrem no site para ler a matéria produzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário