quarta-feira, 29 de abril de 2009

O QUE É SER REPÓRTER ESPORTIVO





O que é ser repórter esportivo?


Eu, atualmente, trabalho como repórter da Vitrine Esportiva (que é um site)

(http://www.vitrineesportiva.com.br/) e cubro o time do Flamengo para a rádio Grande Rio 1560am.


O jornalista esportivo, primeiramente, tem que saber que nunca mais terá finais de semana livres, ou seja: esqueça sexta, sábado e domingo, pois serão tomados pelo seu emprego.


Rotina desgastante. Mais ou menos assim: de manhã cedo, umas 7 horas da manhã, estou na VE; de tarde na faculdade; e, umas 5 horas, na Gávea para entrar AO VIVO na rádio às 20h.


Coberturas Esportivas


Para quem pensa que começará por cima, está redondamente enganado, pois comecei sendo plantonista, falando no máximo "tem gol". Depois de algum tempo, meu chefe Paulo Cesar Rabello deixou que eu fizesse o Fluminense, onde fui muito bem, indo parar no futuro no Flamengo, que é o maior time do mundo (não sou flamenguista, mas aprendi a respeitar essa nação enorme).


Voltando aos gramados, o repórter de rádio tem alguns normas impostas pela Acerj na hora que está trabalhando. São algumas delas:


1 - Não invadir o gramado


2- Só entrevistar comissão técnica no começo do jogo


3 -Respeitar a TV ( Globo)


4 - Tentar não ser atropelado pela macamovél, entre outras milhões de regras


Objetividade do repórter


A rádio tem mais agilidade do que um emissora de TV ou Internet, pois precisa apenas de um telefone celular e o jornalista precisa ter o lide na cabeça (Lide, escola americana: O que?, Como?, Porque?, Aonde?, Quando?, Quem?).


Usar sempre frases curtas para não perder o raciocínio, ter clareza e objetividade, sem muita enrolação, pois tempo é igual a dinheiro na rádio. Uma emissora de rádio sobrevive praticamente de comerciais. Sempre falar o nome dos patrocinadores. Na hora de entrevistar os jogadores, usar sempre perguntas curtas, porque os atletas já correram 45 minutos ou 90 minutos e estão com meia língua de fora, não vão responder perguntas que tenham de se prolongar muito. Se for o goleiro, tudo bem.


Bom ainda tenho muito o que contar, mas estou atrasado para fazer uma reportagem do Flamengo, depois volto a escrever.

Ok. Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário