Algumas dicas para os jovens comunicólogos, que querem ser jornalistas esportivos
Estou extremamente cansado de algumas pessoas falando que querem ser jornalistas esportivos, mas não conseguem uma oportunidade.
Bom vou contar a minha história, de como comecei na VE e na Rádio Grande Rio 1560am. No meu primeiro período de faculdade, estava louco para começar a trabalhar com jornalismo, então, comecei a entrar em sites de busca de emprego, colocando sempre "jornalismo". Após várias tentativas, eis, que um belo dia, recebo um e-mail de Ricardo Souza (Editor-Chefe da VE), convidando-me para um estágio, em casa.
Tinha apenas que escrever matérias de casa. Claro, que eu não fazia a mínina ideia de por onde começar. Tive ajuda de Luiza Viana (guarde esse nome, pois você vai ler muitas coisas sobre ela), que me ensinou a escrever corretamente e com pontuação. Depois de uns três meses escrevendo, Ricardo Souza já tinha confiança e colocou-me na Redação da VE (Fica no centro do Rio), onde eu iria escrever todas as matérias.
Ricardo me apresentou Paulo César Rabelo (Chefe de esportes da rádio), que, depois de ler minhas matérias, me colocou para fazer o plantão esportivo. Nunca fiquei tão nervoso na minha vida. Cheguei a cair da cadeira na minha primeira participação, foi simplesmente horrorosa, eu tremia com o papel na mão, minha voz gaguejava, foi uma atuação resumidamente desastrosa. Mas PC Rabelo apostou, e eu continuei na rádio. Passei a ser repórter do Fluminense. Uau, era o máximo, nem eu mesmo acreditava que Fabrício Caseira pudesse ser um repórter de verdade, igualzinho aos da TV, que via e ficava maravilhado.
Depois de mostrar muito serviço, passei a ser do Flamengo. Ser repórter do Mengão é uma grande responsabilidade, pois tem muita gente ouvindo você, não se pode cometer erros. Até hoje cubro o Flamengo. Voltando a VE, escrevo matérias até hoje, mas pouca gente sabe que, no meu começo, ia dormir todos os dias às 3 horas da manhã, eu e Luiza pois era ela quem me ajudava e até hoje me ajuda. Hoje em dia sou repórter do Flamengo e diretor executivo da Vitrine Esportiva.
Minha história no jornalismo não poderia ser contada sem falar em Luiza, Ricardo Souza, PC Rabelo e Felipe Santos (que me ajudou muito no começo), além da minha mãe que, num dia em Araruama me incentivou a fazer jornalismo dizendo que eu seria um ótimo jornalista (sempre fui muito comunicativo mesmo). Sou grato a cada um deles. Muito obrigado.
Contei a minha história, agora vão as dicas que aprendi durante esse tempo.
- Primeira, que acho a mais importante de todas: Empenho, dedicação, amor à profissão são palavras que deverão acompanhar vocês.
- Segunda dica: O desânimo sempre bate. Para isso não acontecer, vá até o espelho e repita "Eu sou jornalista, vou vencer na minha profissão. Amo ser jornalista, tenho a obrigação de deixar todos informados", saia com um sorriso estampado (e admirado por si mesmo) no rosto, garanto que funciona (comigo funcionou, por que não iria funcionar com você, caro leitor?).
- Terceira dica: Vá até o final, não desista da reportagem, sempre faça as perguntas certas, coloque o entrevistado contra a parede (claro, mantendo o respeito). No caso da rádio, os repórteres são os "olhos" do ouvinte. Então, descreva o lance com perfeição e com velocidade. Descrever é observar tudo e contar aos ouvintes. Lembre-se: nunca faça comentários, deixe isso para o comentarista da rádio.
- Quarta dica: Para escrever para o Globoesporte, Lance, Vitrine Esportiva, O Dia e etc, tem que escrever como estivesse contando uma historinha para um bebê de 1 ano de idade, pois você nunca sabe quem vai ler sua notícia (pode ser uma pessoa de outro país, alguém que não sabe nada de futebol ou de esportes e gostaria de se informar, ou um crítico de futebol - quem sabe o Presidente da República).
- Quinta dica: Leia sua matéria umas cinco vezes, em voz alta, se achar que não está bom escreva tudo de novo. Faça um curso de inglês e espanhol, pois o inglês e falado no mundo todo e o espanhol na Ámerica do Sul inteira.
- Sexta dica: Mochila ideal de um jornalista esportivo - Computador portátil, Bloco em branco, duas canetas, máquina fotográfica, agenda, um telefone celular, rádio de pilha e um gravador de voz. Nunca se esqueça da sua credecial da Acerj e do seu veículo de comunicação.
- Última dica: Corra atrás dos seus objetivos, dos seus sonhos. Jamais espere que as pessoas publiquem, publique você mesmo, na internet você está sendo observado o tempo todo. Quer ver, vá até o google e digite seu nome com aspas "", verá que tem muitas coisas sobre sua vida. Nem você sabe a existência disso, mas está lá no WWW.
É isso ai meus futuros companheiros de profissão. Quero encontrar com todos vocês no Maracanã, mas para isso, é preciso que vocês corram atrás, façam por onde. Papai do Céu está olhando e vendo o esforço de cada um de vocês.
Beijos, abraços e apertos de mão.
meu nome e evair e eu tenho um sonho de ser um jornalista e achava que era a maior complicaçao mais apos ler essa incrivel historia de vida vi que nao e tao dificil como eu pensava mais tambem nao e nada facil pos tudo que nos queremos na vida tem que ser suado e atraves dessa historia de vida e que eu vou lutar mais ainda para alcançar os meus objetvos e o meu sonho de ser um jornalista esportivo obrigado fabricio caseira
ResponderExcluirObrigado meu amigo.
ExcluirCara, muito legal mesmo seu texto.
ResponderExcluirQUero muito isso e vou correr atrás assim como voc~e.
Vamos fazer parceria de links?
O meu blog: diarioesportivogolaco.blogspot.com
Abraços
Muito obrigado continue seguindo em frente. Tenho certeza que vamos nos conhecer no Maracanã. Aquele abraço
ResponderExcluirCaro diário dos Esportes muito obrigado vou sim add vc ficar tranquilo aquele abraço
ResponderExcluirtrabalho em uma radio em Sc, estou pelejando para iniciar uma faculdade de jornalismo. Na rádio cobrimos jogos locais onde faço o campo, espero um dia estar na elite do catarinense e assim ir evoluindo. Grande abraço e muito bom seu post.
ResponderExcluirMuito legal sua historia de vida,gostaria muito tambem de ser um jornalista esportivo eu procuro sugar tudo q posso de informações muito obrigado
ResponderExcluirboa sorte
abços
Acabei de ler sua história,e isso me motivou muito a querer ser uma Jornalista Esportiva,espero um dia te conheçer.Uma força maior me motiva,que é poder um dia entrevistar Neymar,todos os dias penso nisso e isso me faz quer mais,só isso não basta como você mesmo disse tem que amar a profissão e se dedicar a cada dia.
ResponderExcluirBoa Sorte pra você,boa sorte pra mim .
Beijos
Obrigado Camiila.
Excluiroi camila espero um dia ver vc no Maraca
ResponderExcluiroi garoto adorei seu blog viu?? Já sou repórter, porém não atuo diretamente na área esportiva, que eu adoro, mas de vez em quando jogam algumas pautas para mim relacionadoas ao futebol daqui de meu estado e eu faço com maior prazer hehehe
ResponderExcluirMas eu tenho um blog, claro, que fala de tudo o que rola no futebol amapaense, nacional e mundial
Vamos fazer uma parceria de links
www.blogesportiva.blogspot.com
bjs
Meu nome é Jessica tenho 21anos e tenho a vontade de ser uma Jornalista,só que ainda sinto um pouco de medo do que pode acontecer pois ainda ñ sei bem o que é ser uma Jornalista,por isso estou lendo muitas reportagem de pessoas já especializada na Área gostaria de dizer que sua Dica me ajudou bastante e que vc tenha muito sucesso pela frente e assim muitas outras pessoas possam entender um pouco mais sobre o Jornalismo lendo suas dicas.
ResponderExcluirContinue lendo. Compre o livro manual de redação do Lance!
Excluirmeu nome é paulo henque , tenho 16 anos e meu sonho é ser jornalista esportivo , e depois que eu li o seu texto , vou batalhar até o fim pra consegui os meus objetivos , abraço !
ResponderExcluirContinue batalhando esse é o segredo.
Excluirmeu nome é caique li a sua historia e achei maravilhosa meu sonho é ser jornalista esportivo voltado para o futebol europeu;ex:mauro beting.
ResponderExcluirObrigado
ExcluirA cada dia que passa eu tenho mas certeza do que eu quero, sonho com isso de ser uma jornalista esportiva, me vejo no globo esporte ao lado Tiago Leifert rsrsrs, mas estou tendo muita dificuldade sem incentivo,e sem recursos, eu preciso de ajuda e vendo tudo que você escreveu veio até lagrimas nos olhos, e força pra continuar e tenho fé em Deus que vou conseguir e ser uma jornalista esportiva do FLAMENGO. por que sou apaixonada pela nação Rubro-Negra. obrigado por ajuda.
ResponderExcluirTalita Marta.
Meu sonho tambem e ser uma jornalista esportiva ... Ja me vejo fazendo isso ao lado do Tiago leifert ou da Renata fan os dois sao meus idolos ... Tenho muita Fé e vou conseguir atingir meus objetivos e ser uma grande jornalista esportiva Tenho certeza que Deus ira me ajudar a conquistar meu sonho !!! Parabens Fabricio Caseira
ExcluirClara lembre-se que o amanhã e sempre melhor do que o Hoje. Demorei anos para entender essa frase...
ExcluirGente tudo maravilhoso hoje mesmo serei uma jornalista .Bom mas primeiro vou me candidatar a ser uma, tenho esse sonho em mente desde que me conheço por gente, mas com os acontecimentos da adolescencia e obrigação do trabalho e dificil realiza-lo e fui esquecendo da tamanha vontade que existia em mim ja viram isso bater o desanimo antes mesmo de tentar a ser o que quer que seja pois é olha eu ai desanimei antes de tentar mas com esse texto super verdadeiro vou trabalhar muito em cima disso ai...Abracos Lilian Moraes
ResponderExcluirBoa Noite desculpa a demora para responder estive muito ocupado nestes anos kkkkk. Continue batalhando!!!
ExcluirMeu nome é Leonardo e eu também quero ser jornalista esportivo. Ainda sou novo, não curso faculdade, mas obrigado pelas dicas. Abs
ResponderExcluirAmar o esporte é fundamental, mas precisa de técnica e estudo.
ExcluirAdorei o seu texto o meu sonho é ser jornalista esportivo, e trabalha no globo esporte. mtas pessoas não acreditam em mim mas vou fazer por merecer, vou estudar muito, para realizar o meu sonho, e ter um final feliz como vc!eu sou bem comunicativa, mas sei lá as vezes travo, qd estou apresentando um trabalho de escola n frente de todos eu começo a treme, e gaguejar é normal? sera que esse é um problema?
ResponderExcluirNo começo eu ficava muito nervoso e já cheguei a cair da cadeira do estúdio da rádio. Tudo passa o começo é sempre difícil.
ExcluirOlá, parabéns pelo blog!!! Excelente!!! Quero ser jornalista. Mais precisamente, jornalista esportiva. Sou apaixonada por jornalismo e por futebol. Achei esse blog muito interessante. Mais um incentivo para continuar batalhando pelo meu sonho!!!
ResponderExcluirContinuo batalhando e estudando
ExcluirAdooorei mas moro num estado q o esporte ñ é muito valorizado, mesmo assim vou tentar ser um jornalista esportivo, pra quem quiser dá dicas pra mim
ResponderExcluirTwitter - @felipebruno93
Msn - felipegostosofelipe@hotmail.com
Primeiramente Parabéns Pelo Texto Fábricio, ficou ótimo !!!
ResponderExcluirMeu Nome é Hiago tenho 16 Anos e Sempre Gostei De Futebol, Gosto Muito De Esportes, e a Uns Dois Meses Coloquei Na Cabeça Que Quero Ser Um Jornalista Esportivo, Admiro Muito O Caio Junior Comentarista Da Globo e se Deus Quiser Um Dia Vo Chegar Lá. Obrigado Pelo Texto Que Me Deixou Mais Confiante ! Abraços !
Obrigado
ExcluirMeu nome é Diego Tenho 16 anos.
ResponderExcluirCara, Parabéns, sua história de vida é linda.
Eu tenho um sonho, que é ser Jornalista Esportivo,
pretendo Narrador Jogos de Futebol, e outros esportes.
Tenho Muito Fé, que irei conseguir, confio em Deus, e sei
que com ele, posso conseguir qualquer coisa.
Nossa! Amei o texto. Pode salvar vidas (rs), no caso de alguém que poderia pensar em desistir, é um grande incentivo.
ResponderExcluirSer jornalista esportiva é o meu sonho... eu vou lutar por isso.
É isso aí, Fabrício... Espero um dia encontrar você na cobertura de um jogo importantíssimo, no Maracanã, como colegas de profissão.
E um dia, quando eu chegar lá, lembrarei que esse seu texto foi um grande incentivo.
Abçs.
@MilannaLSM2
Espero ter ajudado.
Excluirbacana vou me dedicar mais ainda por causa desta historia abraço
ResponderExcluirMuito Legal essa reportagem me ajudou muito abrir meus olhos para o jornalismo ...
ResponderExcluirgostaria que alguém visita - se meu blog e se poder me ajudar me dando algumas dicas ficaria muito grato .
ResponderExcluirhttp://meiahoradeesporte.blogspot.com.br/
adorei as dicas
ResponderExcluirObrigada pelas dicas, espero te encontrar um dia para dizer que me ajudou muito com esse blog.
ResponderExcluirDesde minha infância tenho o sonho de ser jornalista, nunca pensei que poderia conseguir ao menos entrar na faculdade. Hoje faltam dois anos para eu terminar, não fiz estágio ainda, pois trabalho para pagar a faculdade, mas se eu cheguei aqui, tenho certeza que irei conseguir muito mais!
Até um dia!!
Vamos nos ver logo logo
ExcluirPoxa, valeu pelas dicas. To começando a me interessar por isso há algum tempo(Descobri que é o jornalismo que eu amo!). Meu namorado é comentarista, e eu que sempre corrijo os textos do blog dele e do site da tv que ele está estagiando. Tenho muuuuuuuuito o que aprender ainda, tenho 15 anos e comecei a focar no esporte tem quase um ano. To no 2º ano do ensino médio e Deus sabe o quanto estou me forçando para conseguir passar no vestibular neste ano ainda (não quero perder tempo com o 3º ano). O que me deixa apreensiva é o fato de ainda existir preconceito com as mulheres neste meio. Criei um blog, ainda não postei nada justamente por isso... pensei em não revelar quem sou por enquanto, mas talvez isso não me levaria a lugar algum. Enfim, é isso que eu amo, sei que sou capaz e que vou conseguir.
ResponderExcluirTenho muitas amigas jornalista de esporte. Não tem mais preconceito não. Garanto.
ExcluirAgora eu tenho certeza que é exatamente o que eu quero para minha vida. Há mais ou menos 2 anos eu acompanho o esporte - mais o futebol, é claro - de perto e a cada minuto que passa tenho mais certeza de que Jornalismo Esportivo é o que eu quero como carreira para mim.
ResponderExcluirTenho apenas 15 anos e estou no 2º ano do ensino médio, mas tenho a convicção de que ser jornalista irá fazer de mim uma mulher realizada no futuro.
Como você contou a nós através desse texto, não é um caminho fácil, mas com persistência e dedicação todos nós podemos chegar lá. E tenho a plena certeza de que um dia será eu "dando força" a um jovem que sonha em ser jornalista.
Estou correndo atrás do meu sonho e não deixarei ele escapar. Obrigada pelas dicas!
😄😄😄😄
ExcluirDepois dessa Historia, vou correr muito atras do meu sonho de ser jornalista esportiva!!!
ResponderExcluir😄😄😄😄
Excluircara e eu q as vezes sou timido, tenho chances de ser jornalista, ou em futebol é melhor eu procurar outra area?
ResponderExcluirSempre fui um pouco reservado. O jornalismo você vai desenvolver o controle para ler e falar em público na faculdade. São exercícios freqüentes na faculdade.
ExcluirGrande Fabrício, fiquei muito contente em encontrar as suas dicas. Na verdade estou meio confuso e gostaria de saber se pode me ajudar. Tenho 36 anos, sou casado, pai de dois filhos, formado em MKT e trabalho na área de T.I. de uma grande empresa em SP. Tudo isso é muito legal, vivo uma boa vida, porém, não sinto ser feliz no que faço, gostaria de encontrar algum que eu pudesse fazer com brilho no olhar. Acredito que atuar na área esportiva em especial o futebol eu encontre isso, sou viciado em futebol e com toda a humildade conheço bem da arte da redonda. Joguei futebol até os meus 21 anos, passando pelas categorias de base do São Paulo, Palmeiras, Corinthians e até fui para o futebol da Inglaterra. Com essa pequena experiência acredito que isso de uma certa forma me credencie a pelo menos sonhar que posso trilhar este caminho. Bom, mas ajuda que citei no início é de saber de você se consegue enxergar a viabilidade de eu seguir este caminho, uma vez que terei que me graduar em jornalismo. Existe um perfil hoje no mercado para os profissionais que estão ingressando nesta área? O fato de iniciar a faculdade de jornalismo com 36 anos é um complicador? Amo o esporte e em especial o futebol e por isso quero fazer parte deste mundo.
ResponderExcluirUm grande abraço
Rodrigo Cruz
Nunca é tarde para alcançar nossos sonhos. Não importa idade e sim sua determinação. Não vou mentir. Quanto mais cedo melhor, no entanto se você quer seguir essa profissão nunca desista.
ExcluirTenho o sonho de se tornar jornalista esportiva gosto muito de futebol nao perco um jogo do meu time de coração e procuro sempre assistir jogo aberto globo esporte e donos da bola ainda sou muito nova mas já sei muito kkkk parabéns pelo texto !!!
ResponderExcluirEstude jornalismo!!!!
ExcluirAmei seu texto, parabéns! Me incentivou ainda mais.
ResponderExcluirObrigado Querida.
ExcluirBoa noite galera. Qualquer coisa meu e-mail é mc.dasilva2009@gmail.com - perdi a senha do blog.
ResponderExcluirmuitooooooooo bom seu texto :) , so me ajudou a decidir o que realmente quero ser mesmo que e ser, Jornalista esportivo :)
ResponderExcluirvaleuu pelas dicas, e logo logo estaremos no maracanã trabalhando juntos hahah :) abçs
Com certeza. Vamos ao Maraca!!!
ExcluirVou pro 3 periodo de jornalismo aq na minha cidade e sou muito comunicativo, porém sempre da uma desanimada ta ligado, ainda nao trabalho ou faço estágio na área, mais tou em busca disso e depois de ver esse depoimento me motivei ainda mais. obg cara. sucesso pra gente :)
ResponderExcluirObrigado. Espero que tenha motivado. Nunca desista e jamais olhe pra trás
ExcluirEu quero ser muito jornalista esportivo, mais só muito incabulado.
ResponderExcluirContinue estudando e aprimore a sua oratória
ExcluirObrigada! Sua história me motivou ainda mais a seguir a carreira de jornalista esportiva.
ResponderExcluirFico muito feliz.
ExcluirFabricio caseira
Olá Fabrício. Me formei em jornalismo em julho e estou fazendo a pós graduação em jornalismo esportivo. Quais as dicas que vc me dá para começar a atuar na área? ABRAÇOS...
ResponderExcluiroi, meu amigo hj estou te procurando pq eu estou precisando de um bom jornalista pq eu a quatro anos estou com um a parelho no meu joelho que os próprios médicos colocaram a agora,ja fez quatro anos,e não tem medico para retirar o aparelho ,eu ja passeio por cinco ortopedista especialista em cirurgia e mas três clínico geral,ele só fala quem tem que tira o a parelho,pq eu posso fica alejada,mais o hospital da minha cidade está sem condição,procurei um advogado e a mesma coisa,ninguém faz nada,eu não posso trabalhar não estou recebendo o benefício do INSS pq os médicos dizem que eu posso trabalhar mais ninguém me da um emprego pq segundo os médicos eu estou com uma aparelho que minha perna não sobra e eu tenho um doença crónica,eu tenho 16 anos pg e mesmo sem emprego o advogado mandou eu continuar pg o INSS u so viúva as não tenho dinheiro nem pra comprar meus remédios para dor 😢 eu não sei pq fazer vc pode me ajudar mandando essa mensagem algumas redes de tv um amigo me deu esse conselho,meu Nome e Norelina Alves Silva tenho 53 anos moro na cidade de Nova Friburgo RJ Riograndina, rua Manoel Rodrigues Formiga 0.6 meu zap e 22998737477 me descklpa e des de ja te agradeço obrigada
ResponderExcluir*numero,0.6 desculpa eu tenho dificuldades de escrever pg aluguel preciso ficar boa para trabalhar se vc poder me ajudar eu te agradeço
ResponderExcluir